terça-feira, 8 de março de 2011

Inspirações

Jamie Oliver


Jamie cresceu na pequena vila de Clavering, Essex. Seus pais tinham um pub, típico bar inglês, chamado The Cricketers. Ele teve dificuldades na escola, devido ádilesxia, e não se formou em nenhum curso regular, embora tenha aproveitado para formar sua banda de música, Scarlet Division. Com 16 anos entrou na escola de culinária de Westiminster e começou a trabalhar com o chefe londrino Genaro Contaldo, que considera seu mentor na culinária

Sua primeira aparição na televisão foi em 1996, quando foi descoberto por uma produtora enquanto trabalhava em um restaurante. Ela o viu em um documentário e imediatamente reconheceu seu potencial. Duas temporadas de The Naked Chef foram feitas em 1998 e 1999.

Em 24 de junho de 2.000, Jamie casou com Juliette Norton, mais conhecida como Jools. O casal conheceu-se em 1993 e teve duas filhas: Poppy Honey (nascida em março de 2002) e Daisy Boo (nascida em 11 de abril de 2003). Eles moram em Hampstead, Londres.

Após uma breve apresentação no programa de televisão, sua banda foi contratada pela gravador Sony, tendo um CD com algum sucesso. Mas por falta de tempo, Jamie saiu da banda e o contrato foi rompido. A música tema dos programas, Just Start ficou muito popular em vários países.

Seu programa de maior sucesso em todo mundo foi Oliver’s Twist, seguido de séries especiais, como os programas sobre sua viagem à Itália, e sua cruzadas pela boa alimentação. Antigamente produzidos pela BBC, atualmente o são pelo Chanel 4.

Um dos projetos de maior repercussão foi o restaurante Fifteen, destinado a dar oportunidade de treinamento e carreira na gastronomia a jovens com desvantagens sociais, que foi acompanhado por um documentário na televisão. Também sua cruzada por alimentos orgânicos e naturais e por uma reforma no sistema da merenda escolar nas escolas britânicas, baseados até então em alimentos industrializados e fast-food que ele propôs trocar por refeições balanceadas, naturais e ricas em verduras e fibras, foi polêmica e trouxe notoriedade e respeito por sua figura.

Por seus esforços em prol da sociedade, foi indicado em 2003, como Membro do Império Britânico pela rainha Elizabeth II.


Fonte de pesquisa Wikipéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário