terça-feira, 22 de março de 2011

Assunto da semana

Colesterol







Existe dois tipos de colesterol HDL e LDL vamos falar um pouco de cada um:

HDL é conhecido como o colesterol “bom” , isso porque a alta concentração do HDL no sangue se associa a menores risco de ataques cardíacos. E o HDL ajuda a remover o colesterol das paredes arteriais e tem a função de levar o colesterol das células para o figando, onde poderá ser reutilizado, ou converter o colesterol em ácido biliar ou simplesmente descartá-lo.


LDL ou o colesterol “ruim,
quando esta elevado é um dos grandes causadores de problemas cardíacos. O LDL se oxida e fixa nas paredes arteriais isso causa uma doença chamada por arteriosclerose que é um termo genérico dado para o espessamento e endurecimento da parede arterial, é considerada a principal causadora de mortes no mundo.

Colesterol alto:

Existe inúmeros fatores que podem ser responsáveis pelo colesterol alto, a alimentação, fatores hereditários que influenciam na maneria que seu corpo ira lidar com o colesterol, estar com sobrepeso, sedentarismo e alguns problemas de saúde como diabetes, doença renal, figado e tiroide.

Como previnir:
Sua alimentação tem que ser balanceada, até certas frutas e legumes contém colesterol, então fique de olho.
Aqui vão algumas dicas:

Fibras

As solúveis, como o farelo de aveia, ajudam a reduzir os níveis de LDL no sangue. Também são encontradas fibras solúveis na aveia, nos feijões, nas ervilhas, nas frutas cítricas e nas maçãs.

Morango e cereja

Ajudam a combater os radicais livres, o que melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

Uva vermelha

Possui grande quantidade de quercetina – antioxidante que auxilia no aumento do bom colesterol.

Jabuticaba e amora

As antocianinas – pigmentos presentes em frutas de coloração roxa e vermelha – têm ação antioxidante que traz importante contribuição para o sistema circulatório. Na jabuticaba, o antioxidante é encontrado apenas na casca.

Berinjela

Com alto teor de fibras, colabora com a diminuição da gordura que circula pelo sangue. É também rica em flavonoides, antioxidantes que dificultam a formação das placas de gordura nas artérias.

Azeite

O tipo extravirgem reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Dessa forma, previne doenças cardíacas e aterosclerose. É fonte abundante de gordura monoinsaturada, considerada a mais benéfica para o coração.

Abacate

Assim como o azeite é rico em gordura monoinsaturada que age como antioxidante, bloqueando o colesterol ruim.

Salmão, sardinha e atum

Ricos em ômega-3, ácido graxo que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares porque inibe a coagulação sanguínea e a formação de plaquetas, além de controlarem o colesterol e os triglicérides.

Soja

Possui isoflavonas, consideradas o fito-hormônio com as mesmas propriedades do estrógeno. A ação das isoflavonas e das proteínas reduz o colesterol ruim, aumenta o bom e inibe a aterosclerose.


PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA ANTES DE SEGUIR AS DICAS!

Fonte de pesquisa: Hospital Albert Einstein e Dicas e Idéias






Nenhum comentário:

Postar um comentário